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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36115| Tipo: | TCC |
| Título: | Currículo em xeque: avanços, fragilidades e perspectivas da matriz curricular do Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) |
| Autor(es): | COSTA, PEDRO DE TOLEDO MAZZAFERRO DA |
| Primeiro Orientador: | Oliveira, Karlla Karinne Gomes de |
| Primeiro Coorientador: | Ferreira, Antonio Agaildes Sampaio |
| Resumo: | Este estudo examina o currículo do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFPB, ponderando sobre a sua estrutura formativa e a sua adequação às exigências da profissão, que ainda carece de regulamentação. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratório-descritivos e realiza uma comparação documental entre as duas matrizes do curso (2012 e 2020), além de examinar a terminologia e o conteúdo programático das disciplinas, problematizando seus pontos de convergência e fragilidades. Os achados demonstram progressos notáveis na modernização e diversificação da formação, mas também revelam incongruências conceituais em determinados componentes e uma forte centralização da produção intelectual em áreas técnico-científicas e de gestão. Essa tendência pode marginalizar a perspectiva cultural e humanista da gastronomia. Conclui-se que, apesar da evolução, o curso necessita de aprimoramento constante, de um equilíbrio mais adequado entre suas linhas de pesquisa e de uma integração efetiva entre técnica, ciência, cultura e gestão para solidificar a gastronomia como um campo profissional e acadêmico crítico e inovador. |
| Abstract: | This study examines the curriculum of the Bachelor's Degree in Gastronomy at UFPB, considering its educational structure and its suitability to the requirements of the profession, which still lacks regulation. This research has a qualitative approach, of a basic nature, with exploratory-descriptive objectives, and performs a documentary comparison between the two course matrices (2012 and 2020), in addition to examining the terminology and program content of the disciplines, questioning their points of convergence and weaknesses. The findings demonstrate notable progress in the modernization and diversification of training, but also reveal conceptual inconsistencies in certain components and a strong centralization of intellectual production in technical-scientific and management areas. This trend may marginalize the cultural and humanistic perspective of gastronomy. It is concluded that, despite the evolution, the course needs constant improvement, a more adequate balance between its lines of research, and effective integration between technique, science, culture, and management to solidify gastronomy as a critical and innovative professional and academic field. |
| Palavras-chave: | Currículo em Gastronomia Análise Curricular Formação em Gastronomia Desequilíbrio Disciplinar Regulamentação Profissional |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Gastronomia |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36115 |
| Data do documento: | 26-Set-2025 |
| Aparece nas coleções: | CTDR - TCC - Gastronomia |
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|---|---|---|---|---|
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