Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36115
Tipo: TCC
Título: Currículo em xeque: avanços, fragilidades e perspectivas da matriz curricular do Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Autor(es): COSTA, PEDRO DE TOLEDO MAZZAFERRO DA
Primeiro Orientador: Oliveira, Karlla Karinne Gomes de
Primeiro Coorientador: Ferreira, Antonio Agaildes Sampaio
Resumo: Este estudo examina o currículo do curso de Bacharelado em Gastronomia da UFPB, ponderando sobre a sua estrutura formativa e a sua adequação às exigências da profissão, que ainda carece de regulamentação. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa, de natureza básica, com objetivos exploratório-descritivos e realiza uma comparação documental entre as duas matrizes do curso (2012 e 2020), além de examinar a terminologia e o conteúdo programático das disciplinas, problematizando seus pontos de convergência e fragilidades. Os achados demonstram progressos notáveis na modernização e diversificação da formação, mas também revelam incongruências conceituais em determinados componentes e uma forte centralização da produção intelectual em áreas técnico-científicas e de gestão. Essa tendência pode marginalizar a perspectiva cultural e humanista da gastronomia. Conclui-se que, apesar da evolução, o curso necessita de aprimoramento constante, de um equilíbrio mais adequado entre suas linhas de pesquisa e de uma integração efetiva entre técnica, ciência, cultura e gestão para solidificar a gastronomia como um campo profissional e acadêmico crítico e inovador.
Abstract: This study examines the curriculum of the Bachelor's Degree in Gastronomy at UFPB, considering its educational structure and its suitability to the requirements of the profession, which still lacks regulation. This research has a qualitative approach, of a basic nature, with exploratory-descriptive objectives, and performs a documentary comparison between the two course matrices (2012 and 2020), in addition to examining the terminology and program content of the disciplines, questioning their points of convergence and weaknesses. The findings demonstrate notable progress in the modernization and diversification of training, but also reveal conceptual inconsistencies in certain components and a strong centralization of intellectual production in technical-scientific and management areas. This trend may marginalize the cultural and humanistic perspective of gastronomy. It is concluded that, despite the evolution, the course needs constant improvement, a more adequate balance between its lines of research, and effective integration between technique, science, culture, and management to solidify gastronomy as a critical and innovative professional and academic field.
Palavras-chave: Currículo em Gastronomia
Análise Curricular
Formação em Gastronomia
Desequilíbrio Disciplinar
Regulamentação Profissional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gastronomia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36115
Data do documento: 26-Set-2025
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Gastronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PTMC06102025.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons