Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3641
Tipo: | TCC |
Título: | Gestão escolar na educação do campo |
Autor(es): | Pessoa, Jany Raquel de Oliveira Barbosa, Nildelane da Silva |
Primeiro Orientador: | Seabra, Magno Alexon Bezerra |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compreender e analisar o papel do gestor na educação do campo, tendo em vista a variável da gestão democrática da Pedagogia do campo, que tem como prioridade a formação do gestor para atuar, prioritariamente, na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental na educação do campo. Buscamos refletir a importância da Gestão Escolar da Educação do Campo e obtivemos através deste estudo, um maior entendimento a cerca do que seja gestão escolar na educação do campo e de tudo o que faz parte como um todo. Temos com principais objetivos específicos: fazer uma reflexão sobrea gestão escolar na educação do campo, numa visão histórica; Identificar os desafios enfrentados na gestão escolar daeducação do campo. O interesse por essa temática surgiu a partir de inquietações que emergiram no decorrer dos estudos e debates em tornos das questões que emergiram em grupo de estudo e congressos na área. O estudo cujo foco se localiza nos significados papel e ou ator do gestor na educação do campo tem por base teórica os estudos desenvolvidos sobre a temática, dentre os quais se destacam a contribuição de Mello, (2001), Franco (2003) e Hall (2011), entre outros. A metodologia envolveu a análise documental e bibliográfica. Com o aumento das oportunidades de ensino foi concretizada a partir da instituição da legislação vigente, pois, não tem sido apropriado para gerar alterações significativas no processo de gestão escolar e no atendimento à escolarização dos povos do campo. |
Abstract: | This work aims to analyze the role of the manager in the education of the field, aiming at a variable of the democratic management of the Pedagogy of the field, which has as priority a training of manager to act, as a priority, in Early Childhood Education and in the initial years Do Elementary education in rural education.We will try to reflect the importance of the School Management of the Field Education and we intend to obtain through this study, a greater understanding about what is school management in the education of the field and of everything that is part as a whole. We have with specific main objectives: to make a reflection about the school management in the education of the field, in a historical vision; Identify the challenges faced in school management of rural education.The interest in this theme arose from the concerns that emerged in the course of studies and debates on issues of issues that emerged in a study group and congresses in the area. The study, whose focus is on the role and role of the manager in the education of the field, is based on theoretical studies on the theme, among which the contribution of Caldart(2004), Gatti (2011) and Hall 2011), among others. The methodology involved documentary and bibliographic analysis. |
Palavras-chave: | Educação do campo Gestão democrática Política pública Movimentos sociais Projeto Político Pedagógico |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação do Campo |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3641 |
Data do documento: | 25-Nov-2016 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia do Campo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JROP05022018.pdf | 784,37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.