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metadata.dc.type: TCC
Title: Formação de professores/as e a obrigatoriedade do estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena: uma compreensão da licenciatura em Pedagogia com área de aprofundamento na Educação do Campo
metadata.dc.creator: Silva, Alexandra Costa Alves da
metadata.dc.contributor.advisor1: Ferreira, Ana Paula Romão de Souza
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo teve como intenção analisar se está sendo ministrada à disciplina de história e cultura africana, afro-brasileira e Indígena no Curso de Pedagogia, com área de aprofundamento na educação do campo, conforme a legislação vigente. Para tanto, a questão norteadora da pesquisa foi como vem sendo ofertado e planejado o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena no referido Curso vinculado ao Centro de Educação da UFPB? Tendo como objetivo geral: Investigar se o Curso de Licenciatura em Pedagogia com área de aprofundamento na educação do campo, do Centro de Educação da UFPB está preparando professores para levar adiante o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena com a abordagem da obrigatoriedade na sala de aula. Como objetivos específicos: Compreender o motivo da obrigatoriedade e nos estudos da história e cultura afro-brasileira e indígena na legislação educacional; Identificar no fluxograma do Curso de Pedagogia com área de aprofundamento na educação do campo quais às disciplinas abordam a questão dos estudos da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena; E analisar as Ementas e os Planos de Ensino/Curso que abordam o ensino da história e cultura africana, afro- brasileira e indígena. A metodologia se deu de forma dedutiva, a partir de uma abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, documental e aplicada a um estudo de caso docente. Os procedimentos de coleta de dados foi através da análise do PPC do Curso, Plano de Curso da disciplina e aplicação de questionário com questões abertas, procedendo a uma análise de conteúdo, da fala da docente. Esse estudo revelou que apesar de ser um avanço a implementação do ensino das relações etnicorraciais, ainda precisa ser revisado aspectos importantes, tais como: ampliar o conteúdo para o ensino de educação indígena; uma necessária articulação entre os docentes que ministram essa disciplina com outros docentes envolvidos nessa temática nas mais variadas licenciaturas e até bacharelados. Possibilitar o aprofundamento dos alunos do Curso de Pedagogia (educação do campo) em outros níveis de ensino.
Abstract: The present study had the intention of analyzing whether the subject of African, Afro- Brazilian and Indigenous history and culture is being taught in the Pedagogy Course, an area of deepening in the education of the field, according to the current legislation. For that, the question of ongoing and planned research or study of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture without references. Course linked to the Education Center of the UFPB? Having as a general objective: To investigate whether the Degree in Pedagogy with an area of deepening in the education of the field, to make Education Center of the UFPB is preparing teachers to carry out or study of African, Afro- Brazilian and indigenous history and culture with an approach compulsory in the classroom. Specific parameters: To understand the reason for the obligatoriness and in the studies of the history and culture Afro-Brazilian and indigenous in the educational legislation; Identify in the flowchart of the Course of Pedagogy with an area of deepening in the education of the field and the disciplines approach the question of African, Afro-Brazilian and indigenous history and culture studies; And analyze how menus and the Plans of Teaching / Course that approach the teaching of African history, culture, Afro-Brazilian and indigenous. A methodology, if in a deductive way, from a qualitative, bibliographical, documentary and applied to a case study study. The procedures of data collection from the analysis of the PPC of the Course, Course Plan of the discipline and application of the questionnaire with open questions, proceeding to a content analysis, of the teacher's speech. This study revealed that despite an evaluation of the teaching of religious relations and nations, still need to be reviewed important, such as: expand content for teaching indigenous education; A disciplinary requisition with other teachers involved in this subject in the most varied degrees and even baccalaureate. Enable the deepening of the students of the Course of Pedagogy (field education) in other levels of education.
Keywords: Educação Etnicorracial
Currículo
Licenciatura em Pedagogia
Ethnicoral Education
Curriculum
Degree in Pedagogy
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação do Campo
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3649
Issue Date: 6-Jun-2017
Appears in Collections:TCC - Pedagogia do Campo

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