Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36583
Tipo: TCC
Título: TDAH+ : interface digital como instrumento de acompanhamento da rotina educacional de crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade por meio dos seus responsáveis
Autor(es): Costa, Júlia Dantas Correia
Primeiro Orientador: Silva, Signe Dayse Castro de Melo e
Resumo: O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico de origem genética, que se manifesta na infância e frequentemente persiste ao longo da vida, impactando significativamente o desenvolvimento e o desempenho educacional, conforme a Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA). Este relatório objetiva apresentar os resultados da investigação sobre o uso de uma interface digital como ferramenta de apoio aos responsáveis de crianças com TDAH na gestão de sua rotina e desenvolvimento educacional. A aplicação proposta permite o registro e monitoramento do progresso escolar e comportamental, facilitando a comunicação contínua entre os responsáveis e a equipe escolar, além de manter um histórico que também contribui para o acompanhamento clínico. A interface foi estudada, projetada e desenvolvida para ser intuitiva e acessível, atendendo às necessidades específicas desses responsáveis, promovendo um acompanhamento mais estruturado e eficaz do desenvolvimento dessas crianças.
Abstract: Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) is a neurobiological disorder of genetic origin, which manifests in childhood and often persists throughout life, significantly impacting development and educational performance, according to the Brazilian Association of Attention Deficit (ABDA). This study investigates the use of a digital interface as a tool to support the guardians of children with ADHD in managing their routine and educational development. The proposed application allows for the recording and monitoring of academic and behavioral progress, facilitating continuous communication between guardians and the school staff, while also maintaining a history that contributes to clinical follow-up. The interface is designed to be intuitive and accessible, addressing the specific needs of these guardians and promoting a more structured and effective monitoring of these children's development.
Palavras-chave: TDAH
Interface digital
Rotina educacional
Crianças
ADHD
Digital interface
Educational routine
Children
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Mídias Digitais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36583
Data do documento: 8-Out-2025
Aparece nas coleções:TCC - Mídias Digitais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Costa, Júlia Dantas Correia TCC.pdf16,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons