Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36713
Tipo: TCC
Título: A capitalização da tragédia: O “Escola sem Partido” e as rupturas nos sentidos democráticos
Autor(es): Cordoville, Wagner Laranjeiras dos Santos
Primeiro Orientador: Rebuá, Carlos Eduardo
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo estudar a articulação entre educação e democracia, sobretudo no que tange às práticas educacionais encenadas a partir do autoritarismo tecnocrático proposto no âmbito do movimento "Escola sem Partido". Nossa hipótese é a de que a projeção do Escola sem Partido parte da capitalização de um mal-estar instaurado na contemporaneidade, oriundo dos desgastes da democracia liberal, e que por isso este movimento não deve ser entendido como um fenômeno exclusivo à esfera educacional. Para expor isso, utilizamos de uma abordagem metodológica qualitativa, em que, através de uma revisão bibliográfica que dialoga com autores como Freire (2016, 2018), Penna (2018), Frigotto (2018), Wood (2011, 2007), Mészáros (2008), Rancière (2014), dentre outros, buscou compreender nuances do panorama político, econômico e social, relacionando-as com as categorias de análise em questão. O trabalho aborda o contexto de Brasil, sobretudo no presente ano de 2019, mas entendemos que para que a crítica mantenha-se rigorosa, questões históricas para além deste recorte geotemporal foram brevemente abordadas. Começamos discutindo sobre a que se propõe a educação em suas diferentes manifestações, que em seu fazer crítico pode auxiliar na aproximação da construção de uma democracia fundamental ou mesmo, dado o contexto, ser um dos pilares da resistência popular frente aos desmontes impostos pelo modus neoliberal, na defesa da democracia liberal em crise. Isso não nos isentou de, num momento posterior, sinalizar as contradições do modelo democrático liberal, bem como apontar que, no capitalismo, a educação é não só, mas também, uma ferramenta de internalização de conformismos. A análise procura apontar os graves atentados, no campo da educação, às perspectivas democráticas mais básicas, ao mesmo tempo em que procura delinear muito brevemente algumas nuances do cenário educacional e democrático brasileiro, que engendra a capitalização desse mal-estar sintomático. Nesse sentido, concluímos que a construção de uma educação democrática deve ser entendida como a alternativa viável à solução do problema da exploração humana.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação
Democracia
Sentidos democráticos
Capitalização do mal-estar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36713
Data do documento: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WLSC03122025.pdf626,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons