Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36867
Tipo: TCC
Título: O processo de inclusão de estudantes com deficiência intelectual: vozes docentes da educação básica
Autor(es): Silva, Anderson Brasil da
Primeiro Orientador: Farias, Adenize Queiroz de
Resumo: A presença cada vez maior de estudantes com deficiência intelectual no ensino regular encontra uma série de desafios que perpassam diversas áreas, exigindo que as escolas possam ressignificar concepções pedagógicas, assim como capacitar professores que devem está preparados para receber todos os alunos, sem discriminação. Nessa perspectiva, considerando as novas concepções acerca da deficiência intelectual, a legislação brasileira e o direito à inclusão destes estudantes, o presente estudo tem como objetivo discutir o papel do professor do ensino regular no percurso escolar de estudantes com deficiência intelectual. Para atingir esse objetivo, foi realizada uma pesquisa de campo baseada em uma abordagem qualitativa, utilizando como instrumento para a coleta de dados um questionário aplicado com oito professores em três escolas da rede municipal de João Pessoa-PB. Os resultados da investigação demonstraram certa insegurança dos professores diante da falta de formação específica e de recursos materiais e humanos para a inclusão de estudantes com deficiência intelectual. De acordo com os resultados da pesquisa, evidencia-se desafios que incluem número elevado de alunos com deficiência intelectual por turma, falta de suporte, necessidade de colaboração com outros profissionais e famílias, e eliminação de barreiras atitudinais na escola. Diante desses resultados, indicamos a necessidade de novas pesquisas voltadas aos aspectos que envolvem a inclusão de estudantes com deficiência intelectual, levando em conta a formação inadequada dos professores, a falta de recursos e infraestrutura apropriados e o preconceito ou a falta de conhecimento sobre as necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual.
Abstract: The growing presence of students with intellectual disabilities in mainstream education faces a series of challenges that span across various areas, requiring schools to rethink pedagogical concepts, as well as train teachers who must be prepared to welcome all students without discrimination. From this perspective, considering the new conceptions regarding intellectual disability, Brazilian legislation, and the right to inclusion of these students, this study aims to discuss the role of mainstream education teachers in the educational journey of students with intellectual disabilities. To achieve this objective, field research was conducted based on a qualitative approach, using a questionnaire as a data collection tool administered to eight teachers from three municipal schools in João Pessoa, Paraíba. The investigation results revealed a certain level of insecurity among teachers due to the lack of specific training and material and human resources for the inclusion of students with intellectual disabilities. According to the research findings, challenges include a high number of students with intellectual disabilities per class, lack of support, the need for collaboration with other professionals and families, and the elimination of attitudinal barriers in schools. In light of these results, we indicate the need for further research focused on aspects involving the inclusion of students with intellectual disabilities, taking into account the inadequate training of teachers, the lack of resources and appropriate infrastructure, and prejudice or lack of knowledge about the specific needs of students with intellectual disabilities.
Palavras-chave: Deficiência intelectual
Inclusão escolar
Ensino regular
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/36867
Data do documento: 8-Out-2025
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABS15122025.pdf669,69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons