Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3711
Tipo: | TCC |
Título: | Uma proposta do uso do jogo Trilha Pitagórica na aprendizagem do Teorema de Pitágoras |
Autor(es): | Santos, Janaina Teodoro dos |
Primeiro Orientador: | Souza, Cristiane Fernandes de |
Resumo: | A partir do conteúdo Teorema de Pitágoras exposto em um livro didático de Matemática de Mori e Onaga (2012) do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, apresentamos propostas de variação do jogo Trilha Pitagórica para aplicação antes, durante e depois da abordagem do conteúdo pelo professor. A metodologia da pesquisa que conduziu esse trabalho foi a pesquisa exploratória, por buscar uma familiaridade com o problema que está sendo investigado, buscando assim compreendê-lo. Quanto ao método empregado, a pesquisa é classificada como estudo bibliográfico, pois foram analisados dois livros didáticos de Matemática do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal do município de Rio Tinto/PB, que estão sendo utilizados atualmente pelo professor na sala de aula. O intuito da pesquisa foi fazer com que os alunos, por meio do jogo Trilha Pitagórica, compreendessem a importância do conteúdo Teorema de Pitágoras em sua vida. Analisamos nesta pesquisa, que é importante essa proposta para os professores de Matemática trabalharem o conteúdo Teorema de Pitágoras por meio do jogo pedagógico. A proposta é passível e de modificação, pois os livros didáticos nas escolas não abordam da mesma maneira o conteúdo Teorema de Pitágoras, onde é interessante que o professor possa fazer modificações nas perguntas para se adequar de acordo com a realidade de cada turma. |
Abstract: | From the Pythagorean theorem content exposed in a textbook of mathematics Mori and Onaga (2012) the 8th and 9th grade of elementary school, we present game variation proposals Pythagorean trail application before, during and after the content approach by teacher. The research methodology that led this work was exploratory research, to seek a familiarity with the problem that is being investigated, thus seeking to understand it. As for the method employed, the research is classified as bibliographical study, as analyzed two textbooks of Mathematics of the 8th and 9th grade of primary education in a municipal school of Rio Tinto municipality / PB, which are currently being used by the teacher in the room of class. The aim of the research was to get students through the game Trail Pythagorean, understand the importance of the Pythagorean Theorem content in your life. Analyzed in this research, it is important that proposal for mathematics teachers work the Pythagorean Theorem content through the educational game. The proposal is subject and modification, as textbooks in schools do not address the way the Pythagorean Theorem content, where it is interesting that the teacher can make changes in the questions to suit according to the reality of each group. |
Palavras-chave: | Teorema de Pitágoras Jogos Didáticos Trilha Pitagórica Pythagorean theorem Didactic games Pythagorean track |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3711 |
Data do documento: | 7-Jun-2016 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JTS13072017.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons