Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3737
metadata.dc.type: TCC
Title: Jogos na prática escolar da educação infantil: o lúdico na construção do conhecimento
metadata.dc.creator: Machado, Jaelina Félix
metadata.dc.contributor.advisor1: Barros, Emília Cristina F. de
metadata.dc.description.resumo: O objeto deste trabalho de pesquisa, embora seja bastante abordado nos discursos e pesquisas sobre a Educação Infantil, ainda se mostra um assunto pertinente para investigação. Neste sentido, tem-se por objetivo investigar os jogos no cotidiano da escola infantil e suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem da criança nesta modalidade de ensino. Buscou-se verificar as concepções dos educadores sobre os jogos na Educação Infantil e como fazem uso dos jogos em seu cotidiano escolar. Portanto, tomou-se como fontes de embasamento para esta pesquisa os estudos de KISHIMOTO (1994), BRUNER (1978), LIMA (1986), SANTOS (1997), VYGOTSKY (1989), SILVEIRA (1998), RIZZO (1988), SILVEIRA (1998), e outros pesquisadores que em seus estudos apresentam subsídios para a compreensão do conceito de infância e a influência do aspecto lúdico nesta fase da vida, bem como no processo de aprendizagem. Teve-se embasamento ainda nas propostas das bases legais contidas nos RCNEI (1998), LDB (1986), DCNEI (2009) e Constituição Federal de 1988, que trata a criança como sujeito de direitos. O referido estudo trata-se de um estudo de caráter qualitativo descritivo, realizado em duas escolas da cidade de BoaVentura, onde foram entrevistadas 6 professoras que atuam na Educação Infantil.
Abstract: This research, although much studied in discourses on Early Childhood Education, still shows a relevant research topic. In this sense, we aim to investigate the games in everyday preschool and their contributions to the development of the child's learning in these services. We will verify the teachers’ conceptions about the games from kindergarten and use them in everyday school life. Therefore, we take as sources of background to this research studies KISHIMOTO (1994), Bruner (1978), Lima (1986), Santos (1997), Vygotsky (1989), Silveira (1998 ), Rizzo (1988 ), Silveira (1998), and other researchers in their studies provide background information on the concept of childhood and the influence of the playfulness of this phase of life as well as in the learning process . We rely also on the proposals and legal bases contained in RCNEI (1998), LDB (1986), DCNEI (2009) and the Constitution of 1988, which treats the child as a subject of rights. The study is descriptive qualitative, conducted in two schools in Boa Ventura - PB, where they were interviewed 6 teachers working in early childhood education.
Keywords: Educação Infantil
Ludicidade
Jogos
Prática Escolar
Early Childhood Education
Playfulness
Games
Teaching Practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3737
Issue Date: 2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JFM27032014.pdf605,86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.