Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4003
metadata.dc.type: TCC
Title: A importância da avaliação do desenvolvimento da criança na educação infantil
metadata.dc.creator: Pontes, Elizabete Guimarães
Pessoa, Raquel Maynart Lucena
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.description.resumo: Esta pesquisa teve como foco principal compreender o processo de avaliação do desenvolvimento da criança na educação infantil e analisar como os professores entendem a avaliação neste nível de ensino. Para tal, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa que buscou discutir a importância da avaliação no âmbito da educação infantil, de acordo com teóricos e documentos legais que normatizam a educação dessa etapa de ensino. Esse referencial teórico fundamentou a pesquisa de campo que se caracterizou como um estudo de caso, numa perspectiva qualitativa. Os sujeitos envolvidos na pesquisa de campo foram três professoras de um Centro de Referência em Educação Infantil (CREI) do município de João Pessoa/PB. Os instrumentos utilizados para a produção dos dados da pesquisa foram um questionário composto por questões abertas e um diário de campo no qual registramos as observações realizadas. O questionário teve por objetivo identificar a concepção que as professoras têm de avaliação, os instrumentos utilizados por elas e as principais dificuldades encontradas no processo avaliativo. Os dados coletados foram organizados e analisados a partir do referencial teórico estudado. Os resultados da pesquisa indicaram que as professoras não compreendem a importância da avaliação no processo de desenvolvimento da criança e que as mesmas encontram dificuldades de avaliar as crianças. Concluímos que a avaliação é um instrumento precioso de diagnóstico e diálogo, indispensável para uma prática pedagógica e educacional verdadeiramente comprometida com o desenvolvimento da criança e que sua utilização equivocada ou inadequada compromete o desenvolvimento infantil, pois impede a articulação entre a avaliação do desenvolvimento das crianças e as finalidades da Educação Infantil.
Abstract: The main goal of this study was to understand the process that assess children development on education and to verify how educators understand such assessment in that level of education. To reach such goals, qualitative methods were used to discuss the importance of assessing children education in accordance with the literature as well as other legal documents that conduct the educational system at that level of education. Such materials supported the research carried out in the field, characterizing it as a case study on a qualitative perspective. Three educators from a Centro de Referencia em Educacao Infantil (CREI), Joao Pessoa, PB – Brazil participated as subjects of this study. A questionnaire with open-ended questions as well as a daily were used to record all activity observed. The questionnaire aimed to identify the conception educators have on educational assessment, what tools they use, and the main obstacles they face while evaluating. Data were set and collected in accordance with what is supported by the literature. Results show that the subjects on this study do not understand the importance of educational assessment in the process of child development. In addition, data also reveal that subjects struggle in assessing children’s level of education. We conclude that educational assessment is an identifying and dialoguing valuable tool, which is necessary for and educational and pedagogical practice that is truly committed with children development. Children development when misguidedly used completely jeopardizes children development because it precludes articulation between children development assessment and Children Education goals.
Keywords: Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Avaliação da aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4003
Issue Date: 27-Mar-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EGP25072014.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.