Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4018
metadata.dc.type: | TCC |
Title: | O curso de Pedagogia da UFPB: a formação do professor para educação de jovens e adultos |
metadata.dc.creator: | Gomes, Erica Alves Tomaz Bezerra, Juliália Cássia Alves |
metadata.dc.contributor.advisor1: | Farias, Maria da Salete Barboza de |
metadata.dc.description.resumo: | O presente texto tem como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio da realização da pesquisa intitulada “O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB: a formação do professor para Educação de Jovens e Adultos”, tendo como principal objetivo conhecer como vem se dando a formação de pedagogos da UFPB voltados para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma proposta quem tem como base teórica um breve histórico da EJA no Brasil, as contribuições de Paulo Freire e dos documentos legais que regem esta modalidade de ensino. Os sujeitos que comportaram a amostra são alunas concluintes do Curso de Pedagogia – UFPB/Campus I, que estão cursando a Área de Aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada teve abordagem quanti-qualitativa, com a aplicação de um questionário com questões abertas. Os resultados desta pesquisa o Curso de Pedagogia apresentam uma proposta satisfatória de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), porém a prática vivenciada pelas alunas no decorrer do curso ainda causa insatisfação, sinalizando assim para uma atualização a fim de atender as exigências da sociedade atual. |
Abstract: | This paper aims to present the results obtained by conducting a survey entitled "The UFPB COURSE OF EDUCATION: teacher training for Youth and Adults", whose main goal is getting to know how the training of educators UFPB facing Education for Youth and Adults (EJA). It is a proposal that has as theoretical foundation a brief history of adult education in Brazil, the contributions of Paulo Freire and the legal documents that govern this type of education. The subjects that the sample behaved students are graduates of the School of Education - UFPB / Campus I, who are attending area Deepening Education for Youth and Adults. The methodology was quantitative and qualitative approach, with the application of a questionnaire with open questions. The results of this research the School of Education offer a satisfactory proposal in accordance with the Educational Project Course (PPC), but the practice experienced by students during the course still causes dissatisfaction, thus signaling for an upgrade in order to meet the requirements of society. |
Keywords: | Educação de jovens e adultos Formação de professores Projeto pedagógico |
metadata.dc.subject.cnpq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
metadata.dc.language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal da Paraíba |
metadata.dc.publisher.initials: | UFPB |
metadata.dc.publisher.department: | Educação |
metadata.dc.rights: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4018 |
Issue Date: | 10-Sep-2013 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia - CE |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EATG29102013.pdf | 600,32 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.