Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4018
Tipo: TCC
Título: O curso de Pedagogia da UFPB: a formação do professor para educação de jovens e adultos
Autor(es): Gomes, Erica Alves Tomaz
Bezerra, Juliália Cássia Alves
Primeiro Orientador: Farias, Maria da Salete Barboza de
Resumo: O presente texto tem como objetivo apresentar os resultados obtidos por meio da realização da pesquisa intitulada “O CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPB: a formação do professor para Educação de Jovens e Adultos”, tendo como principal objetivo conhecer como vem se dando a formação de pedagogos da UFPB voltados para Educação de Jovens e Adultos (EJA). Trata-se de uma proposta quem tem como base teórica um breve histórico da EJA no Brasil, as contribuições de Paulo Freire e dos documentos legais que regem esta modalidade de ensino. Os sujeitos que comportaram a amostra são alunas concluintes do Curso de Pedagogia – UFPB/Campus I, que estão cursando a Área de Aprofundamento em Educação de Jovens e Adultos. A metodologia utilizada teve abordagem quanti-qualitativa, com a aplicação de um questionário com questões abertas. Os resultados desta pesquisa o Curso de Pedagogia apresentam uma proposta satisfatória de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), porém a prática vivenciada pelas alunas no decorrer do curso ainda causa insatisfação, sinalizando assim para uma atualização a fim de atender as exigências da sociedade atual.
Abstract: This paper aims to present the results obtained by conducting a survey entitled "The UFPB COURSE OF EDUCATION: teacher training for Youth and Adults", whose main goal is getting to know how the training of educators UFPB facing Education for Youth and Adults (EJA). It is a proposal that has as theoretical foundation a brief history of adult education in Brazil, the contributions of Paulo Freire and the legal documents that govern this type of education. The subjects that the sample behaved students are graduates of the School of Education - UFPB / Campus I, who are attending area Deepening Education for Youth and Adults. The methodology was quantitative and qualitative approach, with the application of a questionnaire with open questions. The results of this research the School of Education offer a satisfactory proposal in accordance with the Educational Project Course (PPC), but the practice experienced by students during the course still causes dissatisfaction, thus signaling for an upgrade in order to meet the requirements of society.
Palavras-chave: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Projeto pedagógico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4018
Data do documento: 10-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EATG29102013.pdf600,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.