Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031
Tipo: TCC
Título: A aquisição da linguagem na educação infantil: prática e processos pedagógicos
Autor(es): Faraco, Catharina Medeiros
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luiza Nogueira de
Resumo: O estudo no campo das praticas e processos pedagógicos acerca da aquisição da linguagem na educação infantil foi desenvolvido visando e pontuando inicialmente o estudo histórico sobre a educação infantil, recortando as suas contribuições e seus avanços sobre a construção do significado dos termos de criança e infância, e que ao longo dos estudos e conquistas foram ganhando uma dimensão distinta, do que se defendia na Idade Média, quando a criança era vista como um adulto em miniatura. Desta forma, a criança passou a ser contemplada como um ser social ativo, e participante, sobretudo do processo de educação. Em seguida, a presente pesquisa contemplou o estudo a cerca da aquisição da linguagem na educação infantil, fazendo um recorte na faixa etária de quatro anos, contemplando uma turma de pré II. O estudo teórico e bibliográfico nos mostra contribuições de estudiosos, com objetivo de abordar os processos do desenvolvimento cognitivo das crianças, sobretudo, acerca da linguagem. Assim, a pesquisa foi desenvolvida, através de um estudo de caso, teórico- metodológico, visando contemplar praticas pedagógicas de professores do pré II da educação da infantil, em uma escola da rede publica de ensino do município de João Pessoa, na Paraíba, que estimulam a aquisição da linguagem, oral e escrita, analisando através de observação direta, e coleta de dados e informações com entrevistas, as concepções teóricas de professores e analisando os resultados de acordo com os resultados obtidos através da analise das informações em conjunto com a prática.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação infantil
Aquisição da linguagem
Processos pedagógicos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031
Data do documento: 11-Out-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CMF11102013.pdf1,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.