Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031| Tipo: | TCC |
| Título: | A aquisição da linguagem na educação infantil: prática e processos pedagógicos |
| Autor(es): | Faraco, Catharina Medeiros |
| Primeiro Orientador: | Amorim, Ana Luiza Nogueira de |
| Resumo: | O estudo no campo das praticas e processos pedagógicos acerca da aquisição da linguagem na educação infantil foi desenvolvido visando e pontuando inicialmente o estudo histórico sobre a educação infantil, recortando as suas contribuições e seus avanços sobre a construção do significado dos termos de criança e infância, e que ao longo dos estudos e conquistas foram ganhando uma dimensão distinta, do que se defendia na Idade Média, quando a criança era vista como um adulto em miniatura. Desta forma, a criança passou a ser contemplada como um ser social ativo, e participante, sobretudo do processo de educação. Em seguida, a presente pesquisa contemplou o estudo a cerca da aquisição da linguagem na educação infantil, fazendo um recorte na faixa etária de quatro anos, contemplando uma turma de pré II. O estudo teórico e bibliográfico nos mostra contribuições de estudiosos, com objetivo de abordar os processos do desenvolvimento cognitivo das crianças, sobretudo, acerca da linguagem. Assim, a pesquisa foi desenvolvida, através de um estudo de caso, teórico- metodológico, visando contemplar praticas pedagógicas de professores do pré II da educação da infantil, em uma escola da rede publica de ensino do município de João Pessoa, na Paraíba, que estimulam a aquisição da linguagem, oral e escrita, analisando através de observação direta, e coleta de dados e informações com entrevistas, as concepções teóricas de professores e analisando os resultados de acordo com os resultados obtidos através da analise das informações em conjunto com a prática. |
| Abstract: | No abstract |
| Palavras-chave: | Educação infantil Aquisição da linguagem Processos pedagógicos |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4031 |
| Data do documento: | 11-Out-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| CMF11102013.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
