Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4056
Tipo: TCC
Título: Formação do(a) professor(a) na educação infantil: mitos, verdades e caminhos
Autor(es): Carvalho, Ana Célia Pires
Primeiro Orientador: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
Resumo: A Formação do(a) Professor(a) tem sido um tema muito discutido atualmente, mas necessita de constante estudo e pesquisa, pois ainda é muito comum atuarem nesta fase pessoas sem a formação exigida. Por se tratar de crianças pequenas ainda existe o mito de que qualquer profissional pode cuidar e educar os pequeninos. Mesmo que a legislação determine que a Educação Infantil é parte da Educação Básica e que os profissionais devam possuir formação adequada, isto ainda não ocorre em creches e pré- escolas. Partindo desse pressuposto, este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa através do estudo de caso em uma creche no município de Cabedelo/ PB com o objetivo de identificar a formação inicial dos(as) professores(as) de Educação Infantil de uma creche pública; verificar a formação continuada oferecida pela rede pública municipal e a participação dos(as) professores(as) nas mesmas e analisar a importância da formação inicial e continuada no desenvolvimento da prática dos professores na creche. O estudo foi realizado através de observações na instituição, registradas no Diário de Campo, bem como entrevistas com as professoras. Os referenciais teóricos que alicerçam este trabalho tomaram por base os estudos de Cerisara (1999), Kishimoto (2005), Gatti (2010), Lima (2001), Gomes (2009) e Oliveira (2002). Os resultados da pesquisa demonstram uma lacuna ainda na formação inicial. Demonstrando uma satisfação e valorização da formação contínua para as professoras da creche pesquisada e a participação assídua e satisfatória delas na mesma.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação Infantil
Formação inicial
Formação continuada
Professor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4056
Data do documento: 11-Set-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACPC11102013.pdf829,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.