Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4056
metadata.dc.type: TCC
Title: Formação do(a) professor(a) na educação infantil: mitos, verdades e caminhos
metadata.dc.creator: Carvalho, Ana Célia Pires
metadata.dc.contributor.advisor1: Amorim, Ana Luisa Nogueira de
metadata.dc.description.resumo: A Formação do(a) Professor(a) tem sido um tema muito discutido atualmente, mas necessita de constante estudo e pesquisa, pois ainda é muito comum atuarem nesta fase pessoas sem a formação exigida. Por se tratar de crianças pequenas ainda existe o mito de que qualquer profissional pode cuidar e educar os pequeninos. Mesmo que a legislação determine que a Educação Infantil é parte da Educação Básica e que os profissionais devam possuir formação adequada, isto ainda não ocorre em creches e pré- escolas. Partindo desse pressuposto, este trabalho resulta de uma pesquisa qualitativa através do estudo de caso em uma creche no município de Cabedelo/ PB com o objetivo de identificar a formação inicial dos(as) professores(as) de Educação Infantil de uma creche pública; verificar a formação continuada oferecida pela rede pública municipal e a participação dos(as) professores(as) nas mesmas e analisar a importância da formação inicial e continuada no desenvolvimento da prática dos professores na creche. O estudo foi realizado através de observações na instituição, registradas no Diário de Campo, bem como entrevistas com as professoras. Os referenciais teóricos que alicerçam este trabalho tomaram por base os estudos de Cerisara (1999), Kishimoto (2005), Gatti (2010), Lima (2001), Gomes (2009) e Oliveira (2002). Os resultados da pesquisa demonstram uma lacuna ainda na formação inicial. Demonstrando uma satisfação e valorização da formação contínua para as professoras da creche pesquisada e a participação assídua e satisfatória delas na mesma.
Abstract: No abstract
Keywords: Educação Infantil
Formação inicial
Formação continuada
Professor
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4056
Issue Date: 11-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACPC11102013.pdf829,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.