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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4061| Tipo: | TCC |
| Título: | Educação afro brasileira e indígena: a conexão da lei 11.645∕2008 com a educação de jovens e adultos através das tecnologias digitais |
| Autor(es): | Oliveira, Maria Selma Teotônio de |
| Primeiro Orientador: | Ferreira, Ana Paula Romão de Souza |
| Resumo: | Este trabalho tem como finalidade analisar à conexão da Lei 11.645∕2008 com a Educação de Jovens e Adultos através das Tecnologias Digitais. A referida legislação visa implementar no currículo escolar de todos os níveis de ensino à obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena. No processo da construção do nosso país vimos que se propagou o preconceito, discriminação, onde o negro e o índio foram excluídos do procedimento civilizatório e interacional, enraizando assim a elite no Brasil, fazendo do negro e do índio percentuais negativos. Sendo assim, compreendemos que o ensino na EJA necessita atender as novas exigências que tratam sobre práticas pedagógicas que falam sobre às diversidades culturais e da latente educação inclusiva no campo digital. A metodologia utilizada foi a pesquisa histórica qualitativa, a partir de fontes bibliográficas, documentais, webgráficas e sua interlocução com o estágio em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), através da pesquisa participante. O lócus foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Afonso Pereira da Silva. Assim sendo, nosso intuito é contribuir com a aplicação da Lei 11.645/2008, dando também a importância de se criar novas metodologias de ensino e iniciativas que visem não só o ingresso e a permanecia do aluno na escola, como também, o combate ao preconceito racial dentro e fora da sala de aula, em especial, possibilitado por importantes fontes digitais, disponíveis na atualidade, como: blogs, sites, redes sociais, entre outros. |
| Abstract: | This paper aims to analyze the connection of Law 11.645/2008 with Youth and Adults through Digital Technologies. This legislation seeks to implement the school curriculum at all levels of learning compulsory teaching of history and culture african-Brazilian and indigenous. In the process of building our country saw that spread prejudice, discrimination, where the black and indium were excluded from the procedure and civilizational interaction, thereby entrenching the elite in Brazil, making the blacks and Indians negative percentage. Thus, we understand that teaching in adult education needs meet the new requirements that deal with pedagogical practices that talk about the cultural diversities and latent inclusive education in the digital field. The methodology was qualitative historical research, from literature sources, documentary, webgráficas and its interaction with the stage in a class of Youth and Adults (EJA), through participatory research. The locus was the Municipal School of Basic Education Teacher Afonso Pereira da Silva. Therefore, our goal is to contribute to the application of Law 11.645/2008, giving also the importance of creating new teaching methodologies and initiatives aimed at both the entry and the student remained in school, but also to combat racial prejudice inside and outside the classroom, in particular, made possible by major digital sources available today, such as blogs, websites, social networks, among others. |
| Palavras-chave: | Educação de jovens e adultos Lei 11.645/2008 Tecnologia digital |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4061 |
| Data do documento: | 12-Set-2013 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
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