Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4079
metadata.dc.type: TCC
Title: A mobilização da comunidade em prol da gestão escolar democrática na escola pública
metadata.dc.creator: Souza, Ana Lúcia Batista de
metadata.dc.contributor.advisor1: Aragão, Wilson Honorato
metadata.dc.description.resumo: Este estudo parte da contextualização histórica da educação na Comunidade São Rafael tendo como objetivo discutir sobre a importância da mobilização da comunidade em prol da gestão escolar democrática na escola pública e sua contribuição para o debate a cerca da relação comunidade x escola a partir das vozes da comunidade, mostrando os reflexos desta relação tanto na comunidade como na escola. Utilizou-se para realização deste estudo a pesquisa bibliográfica, exploratória e de campo. Num primeiro momento, apresentou dados bibliográficos sobre a gestão a partir dos documentos legais, num segundo momento, apresentou uma pesquisa de campo, através de uma abordagem qualitativa entrevistas semiestruturada, num terceiro momento os documentos que definem gestão democrática na escola e num quarto momento a importância da participação significativa da comunidade local na construção de uma gestão escolar democrática, que não se dar ainda nesta escola. Esperamos que este trabalho contribua para a reflexão e discussão da participação da comunidade local na escola pública.
Abstract: This study is the historical context of education in San Rafael Community aiming to discuss the importance of community mobilization in support of the democratic school management in the public schools and their contribution to the debate about the relation x school community from the voices of community, showing the consequences of this relationship both in the community and at school. Was used for this study the literature, exploratory and field. Initially presented bibliographic data on management from legal documents, subsequently, presented research field through a qualitative semi-structured interviews, a third time the documents that define democratic management in school and in the fourth moment importance of meaningful participation of local community in building a democratic school management, which does not even give this school. We hope this work will contribute to the debate and discussion of local community participation in public school.
Keywords: Comunidade São Rafael
Escola pública
Gestão escolar
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4079
Issue Date: 11-Sep-2013
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - CE

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALBS17102013.pdf182,8 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.