Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4101
Tipo: TCC
Título: O trabalho do gestor na escola pública: numa perspectiva democrática
Autor(es): Silva, Ana Célia da
Primeiro Orientador: Batista, Clenice Paulino da Silva
Resumo: Nosso estudo aconteceu em duas escolas públicas no município de São José da Lagoa Tapada PB. Teve como objetivo analisar o tipo e a participação da gestão escolar em seus diferentes segmentos, nosso estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica com natureza qualitativa, e coletas de dados através de questionários e observações, os sujeitos envolvidos em nossa pesquisa foram os gestores das duas escolas bem como alunos e professores, procuramos identificar como é feita a nomeação do profissional para esta função, investigamos se a formação do gestor está relacionado à sua prática e quais implicações isto oferece no campo de trabalho. Assim estruturamos nosso trabalho: A introdução, onde o tema gestão democrática é apresentado, ressaltando sua importância social, bem como os objetivos propostos para o estudo, o primeiro e segundo capítulos compreende o referencial teórico, fundamentando o nosso trabalho sob a luz de importantes teóricos e em seguida o terceiro capítulo com os procedimentos metodológicos.
Abstract: This is a work done in two public schools in the municipality of São José da Lagoa Tapada PB. The purpose of this study was to analyze the type and participation of school management in its different segments, our study was developed through a bibliographical research with qualitative nature, and data collection through questionnaires and observations, the subjects involved in our research were the managers of the two schools as well as students and teachers, we try to identify how is the appointment of the professional for this function, we investigate if the training of the manager is related to its practice and what implications this offers in the field of work. This is how we structure our work: The introduction where the democratic management theme is presented, emphasizing its social importance, as well as the objectives proposed for the study, the first and second chapter comprises the theoretical framework grounding our work in the light of important theorists and in followed by the third chapter with methodological procedures.
Palavras-chave: Gestão democrática
Escola pública
Escola - gestor
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4101
Data do documento: 11-Dez-2017
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACS19032018.pdf352,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.