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metadata.dc.type: TCC
Title: O lúdico na educação infantil: a concepção do brincar na visão de professores de uma instituição de educação infantil de Campina Grande-PB
metadata.dc.creator: Leite, Simone Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Kiara Tatianny Santos da
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho monográfico visou analisar a importância das atividades lúdicas expressas no brincar, e sua contribuição para a educação infantil. O objetivo foi analisar as concepções de professores da educação infantil sobre a importância do brincar, reconhecendo a função dos jogos, brinquedos e brincadeiras e sua relevância para o desenvolvimento e aprendizagem de crianças na primeira infância. Nos fundamentamos em teóricos como: Moyles (2002), Kishimoto (2010) e em documentos, a exemplo, do RCNEI (1998) e da LDB (1996). Como percurso metodológico construímos uma pesquisa exploratória de cunho qualitativa, onde foi utilizado o questionário como instrumento de coleta de dados. Percebemos, através dos resultados obtidos, que as professoras, sujeitos da pesquisa, compreendem a importância do brincar, e acreditam que através do brincar, espontâneo ou dirigido, as crianças se expressam, interagem e constroem aprendizados de uma forma mais significativa e prazerosa. De acordo com as professoras, as atividades lúdicas são parte integrante em suas práticas educativas, pois são uma forma de facilitar a aprendizagem e promover o desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, intelectual, motor, cognitivo e social.
Abstract: This monographic study aimed to analyze the importance of play activities as expressed in play, and its contribution to early childhood education. The objective was to analyze teachers' conceptions of early childhood education on the importance of play, recognizing the role of games, toys and games and its relevance to the development and learning of children in early childhood. We based on theoretical as Moyles (2002), Kishimoto (2010) and documents the example of RCNEI (1998) and LDB (1996). As a methodological approach we construct an exploratory qualitative nature, where the questionnaire was used as an instrument of data collection. Realized through the results, the teachers, research subjects understand the importance of play, and believe that through play, spontaneous or directed, children express themselves, interact and build learning in a more meaningful and enjoyable way. According to the teachers, play activities are an integral part in their educational practices, as they are a way to facilitate learning and promote the development of children in their physical, intellectual, motor, cognitive and social aspects.
Keywords: Educação infantil
Brincar
Aprendizagem
Early childhood education
Play
Learning
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4269
Issue Date: 2014
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