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metadata.dc.type: TCC
Title: Afetividade na educação infantil: limites e perspectivas
metadata.dc.creator: Melo, Rosélia de Almeida Souza de
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Kátia Ramos
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho estudar a afetividade na educação infantil, identificando aspectos que podem contribuir de maneira positiva para uma educação prazerosa e de qualidade. A pesquisa discute a afetividade como processo de aprendizagem na educação infantil, buscando compreender a forma pela qual a afetividade atua nas relações entre professor e aluno, melhorando a aprendizagem das crianças. Além disso, a influência das emoções no desenvolvimento humano e reconhecer sua importância na educação infantil para a formação integral do indivíduo. Nessa perspectiva, procurei embasamento teórico para explicar os aspectos que fazem parte da afetividade infantil e sua contribuição para o desenvolvimento das crianças. Busquei aporte teóricos de Piaget, Wallon, Vygotsky por serem autores com grande colaboração nesse tema, além de outros teóricos com referências neste assunto. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, aplicado com professoras de educação infantil de uma creche municipal. A análise e discussão dos dados construídos mostraram a importância da afetividade na prática pedagógica desses professores, observando-se ainda que os professores conhecem os teóricos sobre essas temáticas e expressam perspectivas de aperfeiçoamento das suas práticas pedagógicas.
Abstract: This paper proposes to study the affection in early childhood education , identifying aspects that can contribute positively to a pleasant and quality education . The research discusses the affection as a learning process in early childhood education in order to understand the way in which affectivity acts in relations between teacher and student , improving children's learning . In addition, understanding the influence of emotions in human development and recognize its importance in early childhood education for the integral formation of the individual. In this perspective , I sought theoretical basis to explain the aspects that are part of children's affection and their contribution to the development of children. I sought theoretical contribution of Piaget , Wallon , Vygotsky to be authors with great collaboration on this issue , as well as other theoretical references to this subject. The research instrument used was the questionnaire with preschool teachers from a municipal nursery . The analysis and discussion of the data constructed showed the importance of affectivity in the pedagogical practice of these teachers , noting also that teachers know the theoretical about these issues and express possibilities for improvement of their teaching practices .
Keywords: Afetividade
Prática Pedagógica
Aprendizagem
Educação Infantil
Affection
Learning
Early childhood education
Teaching practice
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4276
Issue Date: 2014
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