Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4276| Tipo: | TCC |
| Título: | Afetividade na educação infantil: limites e perspectivas |
| Autor(es): | Melo, Rosélia de Almeida Souza de |
| Primeiro Orientador: | Silva, Kátia Ramos |
| Resumo: | O presente trabalho estudar a afetividade na educação infantil, identificando aspectos que podem contribuir de maneira positiva para uma educação prazerosa e de qualidade. A pesquisa discute a afetividade como processo de aprendizagem na educação infantil, buscando compreender a forma pela qual a afetividade atua nas relações entre professor e aluno, melhorando a aprendizagem das crianças. Além disso, a influência das emoções no desenvolvimento humano e reconhecer sua importância na educação infantil para a formação integral do indivíduo. Nessa perspectiva, procurei embasamento teórico para explicar os aspectos que fazem parte da afetividade infantil e sua contribuição para o desenvolvimento das crianças. Busquei aporte teóricos de Piaget, Wallon, Vygotsky por serem autores com grande colaboração nesse tema, além de outros teóricos com referências neste assunto. O instrumento de pesquisa utilizado foi o questionário, aplicado com professoras de educação infantil de uma creche municipal. A análise e discussão dos dados construídos mostraram a importância da afetividade na prática pedagógica desses professores, observando-se ainda que os professores conhecem os teóricos sobre essas temáticas e expressam perspectivas de aperfeiçoamento das suas práticas pedagógicas. |
| Abstract: | This paper proposes to study the affection in early childhood education , identifying aspects that can contribute positively to a pleasant and quality education . The research discusses the affection as a learning process in early childhood education in order to understand the way in which affectivity acts in relations between teacher and student , improving children's learning . In addition, understanding the influence of emotions in human development and recognize its importance in early childhood education for the integral formation of the individual. In this perspective , I sought theoretical basis to explain the aspects that are part of children's affection and their contribution to the development of children. I sought theoretical contribution of Piaget , Wallon , Vygotsky to be authors with great collaboration on this issue , as well as other theoretical references to this subject. The research instrument used was the questionnaire with preschool teachers from a municipal nursery . The analysis and discussion of the data constructed showed the importance of affectivity in the pedagogical practice of these teachers , noting also that teachers know the theoretical about these issues and express possibilities for improvement of their teaching practices . |
| Palavras-chave: | Afetividade Prática pedagógica Ensino - aprendizagem Educação infantil |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4276 |
| Data do documento: | 2014 |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| RASM06022015.pdf | 613,25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
