Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4287
metadata.dc.type: TCC
Title: Educação infantil: análise do uso das tecnologias da informação e comunicação no processo pedagógico
metadata.dc.creator: Flôr, Maria Rosilene Gomes
metadata.dc.contributor.advisor1: Silva, Kátia Ramos
metadata.dc.description.resumo: A referente pesquisa visa analisar o modo como professoras da educação infantil da rede municipal de ensino de Campina Grande-PB utilizam as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo educacional. O interesse pelo referido tema procede do conhecimento acerca da responsabilidade da escola de aproximar a criança dos elementos presentes na sua realidade. Para a execução desse estudo, utilizou-se a pesquisa descritiva, a qual permite descrever e analisar o objeto de estudo nos aspectos qualitativo e quantitativo. Também buscou-se a contribuição de estudiosos como Moran (2000), Belloni (2005) e Sancho (2006) para nortear a fundamentação teórica e aplicou-se questionários junto a cinco professoras que atuam na pré-escola, como forma de identificar as características das docentes envolvidas na pesquisa, assim como abordar questões relacionadas ao uso das TIC na sala de aula. Desse modo, é possível afirmar que a utilização das TIC na educação infantil constitui um desafio para muitos docentes que se deparam com dificuldades no manuseio delas na sala de aula ou mesmo sequer chegam a utilizá-las. Diante da relevância do uso das TIC para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, é necessário que o docente tenha conhecimento e domínio do uso dos recursos disponíveis na escola, para, então, inseri-los na sua rotina educativa. Também é fundamental que este profissional participe de formação continuada a fim de capacitar-se para o uso das tecnologias, desempenhando sua função de forma competente e criando condições propícias para a formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel no meio em que estão inseridos.
Abstract: The related research aims to examine how teachers in the municipal early childhood education Grande-PB Campina teaching using new Information and Communication Technologies (ICT) in the educational process. Interest in the topic that comes from the knowledge of the school's responsibility to bring the child of the elements present in your reality. For the implementation of this study, we used the descriptive research, which allows to describe and analyze the subject matter in the qualitative and quantitative aspects. Also sought the contribution of scholars such as Moran (2000), Belloni (2005) and Sancho (2006) to guide the theoretical basis and applied questionnaires to five teachers who work in pre-school as a way to identify the characteristics the teachers involved in the research, as well as address issues related to the use of ICT in the classroom. Thus, it is clear that the use of ICT in early childhood education is a challenge for many teachers who experience difficulties in handling them in the classroom or even get to use them. Given the importance of ICT for the development of innovative teaching practices, it is necessary that the teacher has knowledge and mastery of the use of resources available in school, then insert them in their educational routine. It is also essential that these professionals participate in continuing education in order to empower yourself to the use of technology, doing her job competently and creating favorable conditions for the formation of critical citizens who are aware of their role in the environment where they live.
Keywords: Educação Infantil
Tecnologia
Professor
Processos pedagógicos
Early Childhood Education
Technology
Teacher
Pedagogical processes
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4287
Issue Date: 16-Dec-2014
Appears in Collections:TCC - Pedagogia - Virtual

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MRGF05022015.pdf462,6 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.