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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4391
Tipo: TCC
Título: Reflexões sobre a educação inclusiva no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Teixeira, Edilma Lopes
Primeiro Orientador: Lima, Ivana Maria Medeiros de
Resumo: Este trabalho, de caráter de descritivo e explicativo, visa analisar o conhecimento dos professores sobre a inclusão educacional, conceitos, formação e contribuições do mesmo no tocante às práticas de ensino adotadas em sala de aula. Trata-se de um estudo e campo, em pesquisas bibliográficas e metodologia de analise quantiqualitativa. A população analisada é composta de 10 professores do Ensino Fundamental (segundo seguimento) da Escola Municipal Plácido Francisco Saraiva Leão, situada na cidade de São José de Brejo do Cruz – PB. Os dados foram obtidos através de um questionário direcionado aos docentes e também de observação. Constatou-se que os docentes da instituição, na sua maioria, concebem-se despreparados para atuar na perspectiva da inclusão, tendo em vista que não lhes foi proporcionado formação para atuarem na inclusão. Verificou-se também as condições de trabalho dos docentes quanto a inclusão educacional, a ausência de material pedagógico específicos para se trabalhar com as pessoas com necessidades especiais e a falta de acessibilidade na estrutura da escola. Concluiu- se que a efetivação da inclusão se dá de forma insatisfatória, isso se deve a desqualificação dos recursos humanos, a ausência de materiais, de estrutura adequada e, principalmente, de políticas públicas que proporcionem a formação dos docentes para atuarem com os pessoas que possuem algum tipo de necessidade especial.
Abstract: This work, character descriptive and explanatory aims to analyze the teachers' knowledge of educational inclusion, concepts, training and contributions of the same with respect to teaching practices adopted in the classroom. This is a field study and in literature searches and analyzes methodology quantiqualitative. The study sample consists of 10 elementary school teachers (second follow-up) of the Municipal School Plácido Francisco Saraiva Leão, in the city of São José de Brejo do Cruz – PB. Data were collected through a questionnaire given to the teachers and also observation. It was found that the teachers of the institution, mostly conceive themselves unprepared to act in the perspective of inclusion, given that they were not provided training to work on inclusion. It was also the working conditions of teachers as educational inclusion, lack of teaching materials specific to working with people with special needs and the lack of accessibility in the structure of the school. It was concluded that the effective inclusion occurs in an unsatisfactory manner, this is due to the disqualification of human resources, lack of materials, adequate infrastructure, and especially public policies that provide the training of teachers to work with individuals with any special needs.
Palavras-chave: Professores
Ensino fundamental
Inclusão
Educação especial
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/4391
Data do documento: 23-Ago-2013
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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