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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34508
Tipo: TCC
Título: UTILIZAÇÃO DA ÁGUA DE COCO PARA PRODUÇÃO DE REFRIGERANTE: PESQUISA DE MERCADO E POTENCIALIDADES
Autor(es): CAVALCANTE, ANNA CAROLINY ALVES DE ALBUQUERQUE
Primeiro Orientador: Costa, Ana Alice da Silva Xavier
Resumo: A indústria de alimentos está em constante evolução e, por isso, tem buscado cada vez mais o uso de fontes naturais em suas formulações. Nesse contexto, a água de coco surge como uma alternativa promissora de matéria-prima para aplicações no setor industrial. Este trabalho teve como objetivo compreender o potencial tecnológico, metodológico e sensorial da água de coco como base para o desenvolvimento de um novo refrigerante. Para isso, realizou-se um estudo exploratório com aplicação de um questionário por meio da plataforma Google Forms, com a participação de 78 indivíduos. O questionário contou com 16 perguntas, abertas e fechadas, a fim de identificar o perfil dos consumidores, suas expectativas e o grau de aceitação do produto proposto. Com os resultados obtidos, é possível afirmar que a maioria dos participantes é do público feminino, considerada como jovem adulta, com idade entre 18 e 29 anos, grau de instrução elevado e renda familiar moderada, indicando um bom poder aquisitivo — fatores que podem ter influenciado a disposição dos 47,4% dos participantes que afirmaram estar dispostos a comprar e experimentar o refrigerante de água de coco. Os principais comentários apontados foram sobre seu sabor leve, refrescância e o aspecto inovador do produto, enquanto as críticas estavam relacionadas ao possível sabor artificial e à percepção de que o produto não seria saudável. Conclui-se que há potencial para o lançamento do refrigerante de água de coco, desde que sejam adotadas estratégias de marketing eficazes e que seja desenvolvida uma possível formulação zero açúcar, destacando apenas os açúcares naturais da água de coco.
Abstract: The food industry is constantly evolving and, therefore, has increasingly sought the use of natural sources in its formulations. In this context, coconut water emerges as a promising alternative raw material for applications in the industrial sector. This study aimed to understand the technological, methodological, and sensory potential of coconut water as a base for the development of a new soft drink. To this end, an exploratory study was conducted through the application of a questionnaire via the Google Forms platform, with the participation of 78 individuals. The questionnaire consisted of 16 open and closed questions in order to identify consumer profiles, their expectations, and the level of acceptance of the proposed product. Based on the results obtained, it is possible to state that the majority of participants were female, considered young adults aged between 18 and 29 years, with a high level of education and moderate family income, indicating good purchasing power — factors that may have influenced the willingness of 47.4% of participants who stated they would be willing to purchase and try the coconut water soft drink. The main positive comments highlighted its light flavor, refreshing quality, and the innovative aspect of the product, while criticisms were related to a possible artificial taste and the perception that the product might not be healthy. It is concluded that there is potential for launching the coconut water soft drink, provided that effective marketing strategies are adopted and a possible sugar-free formulation is developed, highlighting only the natural sugars present in coconut water
Palavras-chave: bebidas
inovação
carbonatada
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Tecnologia de Alimentos
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/34508
Data do documento: 5-Mai-2025
Aparece nas coleções:CTDR - TCC - Tecnologia de Alimentos

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