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Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL) : [46] Página principal da coleção Visualizar estatísticas

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O Programa Associado de Pós-graduação em Fonoaudiologia iniciou suas atividades em 2017 e foi originalmente constituído por uma associação entre duas instituições de ensino superior: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em 2020 foi aprovada a adição da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) à associação interinstitucional que compõe o programa. O PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL oferece o curso de mestrado em nível acadêmico e possui uma área de concentração, "Aspectos funcionais e Reabilitação em Fonoaudiologia” com duas linhas de pesquisa: "Voz e funções orofaciais: aspectos funcionais e fundamentos da reabilitação" e "Desenvolvimento e reabilitação da audição e linguagem". O PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL tem como público-alvo os portadores de diploma de graduação em Fonoaudiologia ou áreas correlatas e como objetivo geral capacitar recursos humanos para atuação qualificada na prática do ensino superior, na atuação profissional e em atividades de pesquisa relacionadas aos aspectos funcionais e aos componentes do processo de reabilitação em Fonoaudiologia. Além disso, o programa contempla como objetivos específicos qualificar recursos humanos para o planejamento, desenvolvimento e execução de atividades relacionadas ao ensino superior, profissional e pesquisa; contribuir para a formação de profissionais aptos a produzir evidências científicas relacionadas à funcionalidade e reabilitação em Fonoaudiologia, considerando a ampliação, difusão e aplicabilidade do conhecimento científico e desenvolvimento tecnológico na área de concentração do programa; estimular a qualificação e atualização de recursos humanos vinculados à Fonoaudiologia no que se refere ao domínio de estratégias para atuação profissional e em ensino e pesquisa, relevantes para o desenvolvimento acadêmico, científico e tecnológico da região Nordeste do Brasil. Espera-se que o profissional a ser formado pelo programa seja capaz de iniciar ou aprimorar a prática no magistério superior; aplicar o conhecimento apreendido na prática profissional, planejar, desenvolver e executar projetos de pesquisa articulados a demandas relevantes nos níveis acadêmico, científico, clínico ou social; propor recursos didáticos e inovações tecnológicas que contribuam para o avanço acadêmico, científico e assistencial na área de concentração do programa; elaborar e divulgar comunicações científicas com rigor metodológico e impacto técnico-científico e social.

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Data do documentoTítuloAutor(es)Tipo
29-Ago-2022Acurácia dos questionários de rastreamento de disfagia orofaríngea em adultos e idosos: uma revisão sistemáticaVeras, Karoline Vasconcelos BezerraDissertação
8-Jul-2022Prevalência de alterações mastigatórias em pessoas idosas residentes na comunidade: uma revisão sistemáticaFranco, Ilíada LimaDissertação
16-Nov-2021Rede de cuidado especializado em pacientes com zumbido no Brasil: perfil profissional, métodos e técnicas de avaliação e intervençãoMeneses, Emmyly da CunhaDissertação
16-Nov-2021Tradução e adaptação transcultural do Apraxia of Speech Rating Scale 3.5Santos, Dhébora Heloísa Nascimento dosDissertação
29-Ago-2022Triagem auditiva do idoso: revisão bibliometrica etradução e adaptação transcultural do Self-assessment for Hearing Screening of the Elderly Revised (SHSE-R) para o português brasileiroBrandão, Elisângela RodriguesDissertação
15-Jul-2022Condições audiovestibulares e suas repercussões em recuperados da Covid-19Ferreira, Rubens Jonatha dos SantosDissertação
31-Ago-2021Tradução e adaptação transcultural do Pediatric Visually Induced Dizziness Questionnaire (PVID) para o português brasileiroTitara, Lilian Maria Bessa de AlbuquerqueDissertação
30-Nov-2020Validação brasileira da escala de controle percebido no presente sobre a voz com base na teoria de resposta ao itemSilva, Iandra Kaline Lima Barbosa daDissertação
24-Fev-2022Utilização de aplicativos móveis para o sintoma zumbidoBarboza, Hionara NascimentoDissertação
21-Dez-2021Fotobiomodulação aplicada à voz: consenso baseado na opinião dos fonoaudiólogos brasileiros pelo método DelphiPontes, Émerson SoaresDissertação
13-Dez-2021Banco de vozes brasileiro nas variações das emoções (EMOVOX-BR): elaboração e validaçãoLima, Héryka Maria OliveiraDissertação
26-Ago-2021Fatores preditivos e funcionalidade em zumbidoLima, Daviany OliveiraDissertação
23-Fev-2021Resultado das estratégias de intervenção nos parâmetros de voz, fala e deglutição em pacientes com esclerose lateral amiotrófica: revisão sistemáticaAlbuquerque, Keila Maruze de FrançaDissertação
20-Ago-2021Preditores maternos e infantis associados a perda de seguimento do programa de triagem auditiva neonatal: estudo de coorte em maternidades do Nordeste do BrasilLucena, Maria Helena Medeiros de Sá LimaDissertação
25-Fev-2021Alterações auditivas no primeiro ano de vida em bebês que passaram por Triagem Auditiva NeonatalAndrade, Enrisângela Lopes Dutra deDissertação
27-Nov-2020Diagnóstico audiológico e sua efetividade em João PessoaDutra, Soraya BalbinoDissertação
27-Nov-2020Impacto da fotobiomodulação associada à terapia miofuncional orofacial sobre a qualidade de vida relacionada à saúde oral de indivíduos com disfunção temporomandibularDias, Wellyda Cinthya Félix Gomes da SilvaDissertação
17-Jul-2020Frequência de alterações clínicas da deglutição e fatores associados em idosos institucionalizadosXavier, Jéssica SoaresDissertação
26-Jun-2020Triagem Auditiva Neonatal: análise da cobertura, número de profissionais, disponibilidade de equipamento e qualidade do programa de triagem auditiva neonatalOliveira, Thalita da SilvaDissertação
15-Ago-2019Avaliação ultrassonográfica de medidas temporais do deslocamento do osso hioide durante a deglutição após tireoidectomiaCosta, Bianca Oliveira Ismael daDissertação
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